bem-vindos

Número de visitantes:

ברוכים הבאים

www.hebraico.pro.br

 A  a

Siga @Mhashamaim

Você é professor de Hebraico? Quer ficar mais conhecido e conseguir mais alunos? Clique aqui e saiba como!

Significado do nome Jesus

O nome "Jesus" foi de longe o mais solicitado, somando no total 82 solicitações. Em segundo lugar vem "Guilherme" com 57 solicitações.

De modo direto e sem enrolações o nome significa "Jeová salva", sendo:
י -> Ye -> letra yod, que representa o Tetragrama Sagrado יהוה (YHVH). Este é o nome impronunciável de Deus, porém é costume adaptarmos para a língua portuguesa como "Jeová" ou "Javé";
שוע -> shua' -> esta parte do nome contém a raiz do verbo salvar, portanto, entendemos como "salva".

A origem do nome Jesus

O nome "Jesus" tem sua origem no nome "Oséias". Pode parecer estranho em português, já que a grafia dos nomes são completamente diferentes em nosso idioma, porém, em hebraico esses dois nomes têm a raiz do verbo "salvar". O processo se deu na seguinte ordem: o nome Oséias deu origem ao nome Josué, que por sua vez deu origem ao nome Jesus. Para entender como "Oséias" deu origem ao nome "Josué", leia a explicação sobre "Josué", clicando aqui. Nesta página explicaremos como "Josué" deu origem a "Jesus".

O temor em se escrever e pronunciar o nome de Deus

O respeito em relação ao nome יהוה era tão grande que eles evitavam escrevê-lo e pronunciá-lo ao máximo. É por esse motivo que a pronúncia desse nome se perdeu. Isso pode parecer estranho para nós, que vivemos no Brasil do século 21, mas antes de Cristo, na teocracia de Israel, pronunciar o nome יהוה em vão não era apenas pecado, mas um crime punido com a morte. Um pai não ensinaria ao seu filho um nome que colocava sua vida em risco, caso o pronunciasse. Sendo assim, séculos se passaram e a pronúncia se perdeu.

O temor de se pronunciar o nome de Deus os levavam também a colocar apenas partes do nome יהוה em nomes teofóricos, mas nunca o nome completo. Portanto, colocavam 3 letras do nome יהוה, às vezes no início, às vezes no final de um nome. Quando essas 3 letras são colocadas no início do nome, sua pronúncia é Yeho. Veja exemplos:

יהויקים - Yehoyaqim - Joaquim
יהוחנן - Yehochanan - João

Quando essas 3 letras são colocadas no final do nome, sua pronúncia é Yahu. Veja exemplos:

אליהו - Elyahu - Elias
ישעיהו - Yeshayahu - Isaías

O temor aumenta com o tempo

Com o passar do tempo, o medo de escrever e pronunciar o NOME crescia e os judeus começavam a retirar letras dos nomes teofóricos. Por exemplo, retiraram o hei (ה) de Joaquim e de João. Veja como ficou:

יויקים - Yoyaqim - Joaquim
יוחנן - Yochanan - João

Também retiraram o vav (ו)de Elyahu e Yeshayahu. Veja como ficou:

אליה - Elyah - Elias
ישעיה - Yeshayah - Isaías

Escrita plena e defectiva

Há palavras em hebraico que possuem duas formas de escrita, uma chamada plena e outra defectiva. O nome Josué é um destes casos. Nem a pronúncia, nem o significado são alterados. A única diferença é que a escrita defectiva é um pouco mais curta. Veja:

יהושוע - Yehoshua - Josué
יהושע - Yehoshua - Josué

Obtendo a forma Yeshua'

Nos nomes citados acima, os judeus retiraram uma letra de cada um deles. No caso do nome Josué, eles decidiram retirar duas letras, mas usando a sua forma plena (יהושוע) e não a defectiva (יהושע). Veja como ficou:

יהושוע - Yehoshua' - Josué
ישוע - Yeshua' - Jesus

Bíblia em Hebraico | Dicionário Hebraico | Nomes em Hebraico