bem vindos

Número de visitantes:

ברוכים הבאים

www.hebraico.pro.br

 A  a

Siga @Mhashamaim

Você é professor de Hebraico? Quer ficar mais conhecido e conseguir mais alunos? Clique aqui e saiba como!

Significado do nome Pedro

O nome "Pedro" significa "pedra".

Grego e Aramaico

מסובך

Nas nossas bíblias em português, o nome do apóstolo aparece às vezes como Pedro e às vezes como Cefas. Os dois são o mesmo nome.

Como Jesus e os apóstolos falavam aramaico, o nome pelo qual Pedro era chamado em seu dia a dia era Kefa'. Este nome adaptado para o hebraico escreve-se כֵּיפָא. O nome Kefa' escrito em aramaico, com o alfabeto estrangelo é ܟܐܦܐ, que corresponde às letras hebraicas כאפא. Essa é a origem da forma "Cefas" do nome em português, ou seja, trata-se do aramaico Kefa' aportuguesado.

É muito comum hoje em dia escutarmos a famosa frase: nome não se traduz. Isso não é verdade. Não traduzir nomes é um costume recente, que coincide com a criação dos documentos modernos e do avião. Antigamente os nomes eram traduzidos ou adaptados. Nas cartas de Paulo por exemplo, às vezes o nome Kefa' era traduzido para o grego Πετρος (1ª Coríntios 1:12), já que "Petros" também significa "pedra" e é masculino em grego. Às vezes, Paulo preferia adaptar o nome Kefa' para Κηφας (Kefas) (Gálatas 2:7).

Vemos então que o nome Kefa' pode ser traduzido para o grego sem problemas, já que Petros é masculino em grego. Isso não ocorre em português. Como "pedra" em português é feminino, mudou-se a última letra para "o", criando-se a versão masculina da palavra: Pedro.

Do aramaico para o grego e do grego para o hebraico

מסובך

A versão em hebraico do nome Pedro, escrito da forma פֶּטְרוֹס, encontra-se no Novo Testamento de Franz Delitzsch. Ela dá uma grande volta até chegar em sua forma final. Primeiro, o aramaico ܟܐܦܐ (Kefa') é traduzido para o grego Πετρος (Petros). E finalmente, o grego "Petros" é adaptado para o hebraico פֶּטְרוֹס (Petros).

Bíblia em Hebraico | Dicionário Hebraico | Nomes em Hebraico